domingo, 15 de março de 2009

OLHA INTELIGENTE - estou farto!

Farto das confusões entre inteligência, burrice e ignorância.

CONFUSÕES SOBRE INTELIGÊNCIA:

1) TER MUITA CULTURA, BAGAGEM, CONHECIMENTOS E VERBORREIA NÃO É INTELIGÊNCIA. É OU CULTURA (COLECÇÕES ADENSADAS DE FACTOS), OU MANIA (SOFISTAS).

1.1) NESTE SENTIDO, SER INTELIGENTE NÃO É SABER RESPONDER ÀS PERGUNTAS DO MALATO NA RTP NEM DO BUZZ NA PLAYSTATION (E AFINS), NEM SABER TODAS AS PALAVRAS DO DICIONÁRIO, NEM TODAS AS MÚSICAS, LIVROS, PAÍSES, ANIMAIS...

1.2) OLHA AQUELE MENINO SÓ TEM 7 ANOS E É UM ESPECIALISTA EM DINOSSAUROS, SABE TUDO, DESDE A ALIMENTAÇÃO AOS HÁBITOS ALIMENTARES, ÀS CARTILAGENS E OSSOS... AI TÃO INTELIGENTE...

NNNNNNNNNAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! TEM O SEU MÉRITO!!! TEM A SUA APETÊNCIA!!!! TEVE O FRUTO DO SEU EMPENHO E DO SEU TRABALHO!!!!!!!!! PODE ATÉ TER UMA FACILIDADE DE APRENDIZAGEM FORA DO COMUM, NO SENTIDO EM QUE ABSORVE MUI RAPIDAMENTE CONHECIMENTOS!!!!!!!!!!!!!!!!! SIM, É LOUVÁVEL!!!!!!!!!!!!!! MAS ISSO NÃO CHEGA, NÃO PARA SER INTELIGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! NÃAAAAAAAAOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!! CHEGA DE EUSEBIOZINHOS D'OS MAIAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!! CHEGA DE MENINOS PRODÍGIO QUE SABIAM CITAR TODOS OS POEMAS CLÁSSICOS DE COR MUI PRECOCEMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! CHEGA DE CITADORES, BALBUCIADORES, PAPAGUEADORES, COPY-PASTADORES!!!!!!!!!!!!!

1.3) "TIVE 19, LOGO, SOU INTELIGENTE". EPÁ MORRE MEU.

SOBRE SER BURRO:

SER BURRO É:

1) NÃO QUERER APRENDER NADA POR LIVRE INICIATIVA.
2) NÃO SE ESTIMULAR POR ESCLARECER AS SUAS DÚVIDAS SEJAM ELAS QUAIS FOREM.
3) É UMA NEGLIGÊNCIA. É NÃO QUERER SABER NADA. É PENSAR QUE TUDO O QUE OUVE É VERDADE.
4) É NÃO QUERER DESCOBRIR PORQUÊ. É NÃO SABER QUESTIONAR O QUE QUER QUE SEJA. É NÃO PENSAR POR SI MESMO.

SER IGNORANTE É:

1) DESCONHECER MUITAS COISAS SOBRE MUITAS COISAS. É UM ESTADO DE DESCONHECIMENTO RELATIVO A ALGO. NÃO É UMA COISA PERMANENTE, NEM UMA DOENÇA.

1.2) O INTELIGENTE COM CULTURA PERCEBE QUE QUANTO MAIS ALARGA OS HORIZONTES DO SEU CONHECIMENTO MAIS CONSCIÊNCIA TEM DA ÍNFIMA E PARCELAR FATIA DA SUA CULTURA.

1.3) O BURRO CULTO, À MEDIDA QUE ANGARIA FACTOS, ACHA-SE CADA VEZ MAIS DIGNIFICADO NA DISTÂNCIA DE UM PÓDIUM QUE O ELEGE E DISTINGUE ACIMA DOS HOMENS COMUNS, CONVENCENDO-SE DA SUA SUPERIORIDADE (SEJA ELA QUAL FOR) RELTIVAMENTE A TODOS OS OUTROS. ILHA COM ELE. (depois haverá de se explicar o que significa a ilha).

1.4) A CULTURA É "COMPATÍVEL" COM BURRICE E INTELIGÊNCIA; NÃO É PRÓPRIA, NO SENTIDO EXCLUSIVO, DE UMA OU DE OUTRA.

E SER INTELIGENTE O QUE É:

SER INTELIGENTE É O CONTRÁRIO DE BURRO. É SABER QUESTIONAR. É SABER INVESTIGAR. É TER A CAPACIDADE DE RECONHECER O SEU PERMANENTE ESTADO DE IGNORÂNCIA E PERMANENTEMENTE INVESTIGAR. É PROCURAR OS FUNDAMENTOS. É PERCEBER COMO MANIPULAR OS SEUS CONHECIMENTOS, ORDENÁ-LOS, ORGANIZÁ-LOS PARA TENTAR CHEGAR SEMPRE A UM CONHECIMENTO MAIS PROFUNDO. É RECONHECER QUE A SUA PRÓPRIA CONDIÇÃO DE POSSIBILIDADE ESTÁ NO OUTRO. É NÃO VER QUALQUER SENTIDO NA VANGLORIZAÇÃO DA SUA COLECÇÃO DE FACTOS (CULTURA) E NÃO JULGAR OS OUTROS. É SER HUMILDE. É NÃO ACHAR, NUNCA, QUE TEM A VERDADE NO BOLSO. É SE CAPAZ DE MANDAR ABAIXO O SEU EDIFÍCIO DE CRENÇAS E RECONSTRUÍ-LO SE FOR NECESSÁRIO. É SER CAPAZ NÃO SÓ DE APRENDER COMO RE-APRENDER O QUE JÁ APRENDEU. É SABER OUVIR MAIS DO QUE UM GOSTAR DE OUVIR-SE.

by Magnata

Sem comentários:

Enviar um comentário